domingo, 27 de março de 2011

Roteiro da Serra da Estrela Panorâmicas


                                              SERRA DA ESTRELA

SERRA DA ESTRELA :
Embrenhei-me pelo interior do País até encontrar uma das mais belas e típicas “Terras” deste Portugal.
Loriga é uma vila do concelho de Seia, nos contrafortes da Serra da Estrela, a uma altitude de 770 metros situada num vale entre várias montanhas ornamentadas com a mais bela vegetação, onde os matizados verdes dão maior brilho aos nossos olhos. Destas montanhas destacam-se a Penha dos Abutres com 1828m de altitude e a Penha do Gato com 1828m.

Enquadrada por uma paisagem paradisíaca é de Portugal

Loriga fica situada a 23 km da cidade de Seia (sede do concelho) e a 45 km da cidade da Covilhã. Com uma população de cerca de 2.500 habitantes, vive essencialmente da agricultura, do comércio e de alguma indústria.

Apesar da geologia envolvente Loriga tem um Inverno característico da região em que se encaixa, extremamente frio e com a neve cobrindo todos os monte ao redor e um Verão muito quente! Uma das curiosidades que me impressionou foi ver por todas as ruas e ruelas da vila a pura água da Serra a correr em pequenos riachos junto às casas entrando em caixas onde pequenas lâminas a desviam para os campos verdejantes. Ao longo da Serra e mesmo em Loriga existem fontes de pura e fresca água, brotando pela encosta e formando pequenos cursos de água, como é o caso das Ribeiras de Loriga e de S. Bento, que vão desaguar no Rio Alva. 

As moradias, mesmo as mais antigas, em xisto ou granito, estão bastante bem conservadas, numa povoação onde se nota uma preservação do meio ambiente, nomeadamente na limpeza das suas ruas e vielas.
Apesar da sua interioridade Loriga tem um Lar de Idosos, um Centro de Dia, um Centro de Saúde, Associações Recreativas, um Corpo de Bombeiros, um excelente estabelecimento de ensino, uma bonita Igreja e alguma actividade comercial.

O seu desenvolvimento paisagístico é um potencial de riquezas várias, bem aproveitado para que a população possa desfrutar no verão principalmente de algum lazer e convívio. 
Num dos pequenos vales à entrada de Loriga, aproveitando a água de uma das suas Ribeiras, foram criadas várias piscinas naturais, com um espaço verde, um parque infantil e um pequeno bar. O seu enquadramento é espectacular!
Loriga é um daqueles recantos deste país à beira mar plantado, que merece uma visita atenta, pelos seus encantos, pelas suas belezas naturais e pela hospitalidade das suas gentes.

Quem visitar Loriga por certo desejará lá voltar!


Sem comentários:

Enviar um comentário